Falar do povo cigano é sempre maravilhoso, pois é um povo que culturalmente tem muito para agregar.
Aqui no blog iniciamos uma série de textos fantásticos sobre essa cultura.
Não deixe de conferir os outros conteúdos (religião, Santa Sara, tradições, festas, roupas, objetivos, sofrimento, música, arte, dança, comidas e muito mais!)
Os ciganos desenvolveram o idioma Romani, também chamado Romanês.
Trata-se de uma língua ágrafa (não escrita) e ensinada de forma oral, pelas famílias ciganas.
Há etnias que o falam com desenvoltura, mas outros, apenas conhecem algumas palavras.Igualmente, é proibido aos não-ciganos aprenderem esta língua, pois possuem como cultura não trazer para outros povos essa cultura passada de pai para filho.
Vale lembrar que apesar de terem o Romani como sua língua oficial do povo, como passaram por muitos países, os clãns absorveram outras línguas e agregaram culturas em suas vivências.
O Romani é formada por um grupo de dialetos, é tida como a "língua das minorias" e não é oficial em nenhum país, porém em Kosovo é considerada uma língua oficial minotoritaria.
Kosovo é uma nação da península balcânica, atualmente independente da Sérvia (desde 2008).
O motivo da língua ser oficiala apesar de minoritária ocorre pois tiveram muitos ciganos moradores dessa região, acabando com um número razoável de habitantes que usavam o dialeto.
Com a globalização e internet muito dessa tradição de somente o povo cigano saber a língua foi mudando e hoje se encontra muito para aprender.
Taróloga Nathalia Andrade
Baralho Cigano Brasil
Kommentare